Multiculturalismo no ensino de biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de dias d’ Ávila

  • Ana Paula Miranda Guimarães Instituto Federal da Bahia, campus Camaçari
  • Carine Belau de Castro Martins Instituto Federal da Bahia, campus Camaçari
  • Priscila Silva de Figueiredo Universidade Federal da Bahia
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Multiculturalismo, Ensino de Ciências, Concepções discentes

Resumo

O ensino multicultural tem gerado amplos debates com a defesa de diferentes perspectivas, em especial para a prática docente. Contudo, estudos que discutem os entendimentos discentes sobre a prática docente pensando-se no multiculturalismo na educação científica são ainda incipientes no Brasil. A partir destas reflexões, surgiu o interesse de interpretar as concepções de estudantes de uma escola particular acerca da prática de ensino de Biologia sob a perspectiva do multiculturalismo na educação científica. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas com 32 estudantes. A análise dos resultados evidenciou que as/os estudantes, em geral, defendem que os professores devem adotar uma abordagem respeitosa à diversidade cultural, quando diferentes conhecimentos surgem de forma espontânea em sala de aula. Também consideram que o/a professor/a deve trazer questões vinculadas à cultura relacionando-as com os conteúdos específicos da Biologia. Apontamos ao longo do presente artigo abordagens docentes que podem ser adotadas na promoção de um ensino de Biologia orientado culturalmente, a partir das concepções discentes. Os esforços neste sentido norteiam-se na valorização à diversidade, respeito ao próximo e formação de indivíduos críticos e compromissados com a nova sociedade que surge e se impõe atualmente.

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Publicado
2013-04-30
Como Citar
Guimarães, A., Martins, C., de Figueiredo, P., & de Almeida, R. (2013). Multiculturalismo no ensino de biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de dias d’ Ávila. Indagatio Didactica, 5(2), 750-765. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4432
Secção
Tecnologias da informação em educação