Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil)

  • Jorge Bonito Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro, Universidade de Évora https://orcid.org/0000-0002-7869-8029
  • Cláudia Miranda Secretaria de Estado de Educação do Governo do Pará
Palavras-chave: Programas Sociais, Avaliação, Amazónia, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos agentes que protagonizam a experiência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na comunidade ribeirinha do rio Ajuaí – Abaetetuba, Pará, Brasil. Optou-se por uma abordagem qualitativa baseada no estudo de caso. Na avaliação foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, considerando quatro dimensões: o contexto, os inputs, os processos e os produtos. Na recolha de dados de fonte secundária foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental e nos trabalhos de campo foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e feita observação direta. A análise da informação fez-se com uma base de análise de conteúdo, na triangulação de todas as fontes. Os resultados permitem concluir que, apesar das dificuldades encontradas, e dos inúmeros problemas na sua gestão o Programa apresenta uma boa aceitação pela comunidade do rio Ajuaí.

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Publicado
2014-04-07
Como Citar
Bonito, J., & Miranda, C. (2014). Avaliação Exploratória do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Um Estudo de Caso no Pará (Brasil). Indagatio Didactica, 6(2), 21-37. https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4028
Secção
Avaliação em educação