Colaboração em fóruns de discussão online para construir conhecimento didático: um estudo na formação inicial de professores

Palavras-chave: Abordagem didática da ortografia, Colaboração, Formação de professores, Fóruns de discussão online

Resumo

Quando a promoção da colaboração está na ordem do dia, as ferramentas disponibilizadas gratuitamente pela web social, como os fóruns de discussão online, surgem como pontos de encontro entre indivíduos que desejam trabalhar juntos para alcançar finalidades comuns. Na formação inicial de professores, como noutros cursos de Ensino Superior, esta tem vindo a ser uma prática em crescimento e de sucesso. Partindo desta realidade, desenvolveu-se um estudo de caso numa turma de um curso de mestrado profissionalizante na Universidade de Aveiro. Nele participaram dois grupos de estudantes, tendo-se recolhido dados nos anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012. Pretendia-se: i) identificar as suas representações sobre trabalho colaborativo (através de um questionário e uma reflexão escrita individual), ii) compreender a influência dessas representações na adoção de práticas colaborativas num fórum de discussão online (através de um questionário e registos no fórum), iii) compreender o contributo da colaboração adotada num fórum de discussão online para a construção de conhecimento didático sobre a abordagem da ortografia (através dos registos no fórum e dos instrumentos didáticos produzidos pelos grupos) e iv) compreender o contributo desse conhecimento para a conceção de instrumentos didáticos sobre a abordagem da ortografia (através dos registos no fórum e dos instrumentos didáticos produzidos). Os resultados revelaram uma relação entre a (des)valorização da colaboração e a sua adoção num ambiente colaborativo, como o fórum de discussão online, com repercussões no conhecimento construído, logo nos instrumentos didáticos concebidos pelos estudantes. No presente artigo, pretendemos discutir estes resultados.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2014-12-07
Como Citar
Macário, M., Sá, C., & Moreira, A. (2014). Colaboração em fóruns de discussão online para construir conhecimento didático: um estudo na formação inicial de professores. Indagatio Didactica, 6(4), 96-111. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3968
Secção
Tecnologias da informação em educação