A função do ensino como atividade criativa e boas práticas (perceções dos estudantes)
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir para a discussão sobre as implicações da implementação de metodologias ativas na fundamentação do conhecimento nas Instituições de Ensino Superior (IES). Em referência à natureza do tema, começamos por colocar no centro da discussão a problemática dos novos paradigmas da função do ensino superior relacionados com o modelo concetual proposto por Bolonha e as boas práticas que o mesmo tem a capacidade de induzir. Uma ideia de ensino que enalteça metodologias ativas de aprendizagem a partir dos diferentes estilos de ensinar (dos docentes) e dos diversos estilos de aprendizagem (dos estudantes) parece justificar a necessidade de reflexão sobre questões pedagógicas ao nível do ensino superior. Este conjunto de preocupações induziu-nos a explorar de que forma ambientes ativos decorrentes do uso de: (1) elementos de tratamento personalizado, (2) elementos organizativos, (3) elementos de concentração, (4) elementos de participação e (5) elementos de suporte influenciam e regulam a motivação e o desempenho dos estudantes. O estudo empírico desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Estatística do plano de estudos da licenciatura em Marketing, disponível no ISCA-UA. Como estratégias para a recolha e análise dos dados elegeu-se o instrumento do questionário e uma abordagem estatística descritiva. Consideramos que os principais contributos deste trabalho se situam no realce da motivação baseada no respeito pela individualidade do estudante, quer no que se refere à estratégia de desenvolver neste a confiança necessária ao seu envolvimento mais ativo, quer no que respeita à utilização de diferentes estilos de aprendizagem quer, ainda, na utilização de práticas de organização indutivas.
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