Developing competences in Higher Education through innovation in the teaching methodology
Resumo
No séc. XXI, a promoção de um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências (European Commission, 2007; Perrenoud, 1999) tem sido a principal preocupação da política portuguesa (Ministério da Educação, 2001), apesar de alterações recentes que geraram polémica (Ministério da Educação, 2012 e 2014).
Portugal aderiu a este movimento através da implementação do Processo de Bolonha (Declaração de Bolonha, 1999), que conduziu à reformulação do Ensino Superior. O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro tem seguido esta orientação desde 2007.
Este artigo trata de um estudo desenvolvido num primeiro e segundo ciclos de Bolonha centrados na formação de profissionais para o ensino da língua portuguesa.
Assenta em três questões de investigação: i) será possível definir estratégias didáticas que conduzam ao desenvolvimento de competências promotoras da adaptação dos alunos a uma série de contextos educativos? ii) será que estas estratégias permitem levá-los a tomar consciência da necessidade de abordar o ensino/aprendizagem da língua portuguesa de uma forma transversal? iii) que papel cabe à avaliação formativa neste contexto? Este texto foca-se na primeira questão e numa unidade curricular do segundo ciclo de Bolonha. Combinando estatística e análise de conteúdo, procedeu-se à análise de dados relativos i) ao desempenho dos alunos e ii) às suas representações. Os resultados da análise feita revelaram que a adoção de uma metodologia de ensino que efetivamente faz do estudante o centro do processo de ensino e aprendizagem pode conduzir ao desenvolvimento de competências indispensáveis ao exercício da profissão, nomeadamente quando estes estão conscientes desse esforço e tiram proveito dele.
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