Developing competences in Higher Education through innovation in the teaching methodology

  • Cristina Manuela Sá LEIP, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Competências, Ensino Superior, Metodologia de ensino, Representações

Resumo

No séc. XXI, a promoção de um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências (European Commission, 2007; Perrenoud, 1999) tem sido a principal preocupação da política portuguesa (Ministério da Educação, 2001), apesar de alterações recentes que geraram polémica (Ministério da Educação, 2012 e 2014).

Portugal aderiu a este movimento através da implementação do Processo de Bolonha (Declaração de Bolonha, 1999), que conduziu à reformulação do Ensino Superior. O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro tem seguido esta orientação desde 2007.

Este artigo trata de um estudo desenvolvido num primeiro e segundo ciclos de Bolonha centrados na formação de profissionais para o ensino da língua portuguesa.

Assenta em três questões de investigação: i) será possível definir estratégias didáticas que conduzam ao desenvolvimento de competências promotoras da adaptação dos alunos a uma série de contextos educativos? ii) será que estas estratégias permitem levá-los a tomar consciência da necessidade de abordar o ensino/aprendizagem da língua portuguesa de uma forma transversal? iii) que papel cabe à avaliação formativa neste contexto? Este texto foca-se na primeira questão e numa unidade curricular do segundo ciclo de Bolonha. Combinando estatística e análise de conteúdo, procedeu-se à análise de dados relativos i) ao desempenho dos alunos e ii) às suas representações. Os resultados da análise feita revelaram que a adoção de uma metodologia de ensino que efetivamente faz do estudante o centro do processo de ensino e aprendizagem pode conduzir ao desenvolvimento de competências indispensáveis ao exercício da profissão, nomeadamente quando estes estão conscientes desse esforço e tiram proveito dele.

Publicado
2014-12-07
Como Citar
Sá, C. (2014). Developing competences in Higher Education through innovation in the teaching methodology. Indagatio Didactica, 6(4), 7-23. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3899
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática