Abordagens sobre tecnologia em trabalhos com enfoque CTS no ensino de Química no Brasil

  • Rosana Oliveira Dantas de Abreu Universidade de Franca (UNIFRAN); Colégio Militar de Brasília (CMB)
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Perspectiva de tecnologia, ensino de Química, enfoque CTS

Resumo

Com a intenção de identificar e caracterizar diferentes abordagens sobre tecnologia, em produções brasileiras com enfoque CTS desenvolvidas no ensino de Química, foi realizado um levantamento de trabalhos brasileiros apresentados/publicados nos seguintes eventos e revista: Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Química Nova na Escola (QNEsc). A partir da análise dos trabalhos, verificou-se que diferentes abordagens sobre tecnologia estão presentes nos trabalhos sobre ensino de Química centrados no Enfoque CTS. Constatou-se que ainda prevalecem abordagens menos críticas, voltadas à discussão de procedimentos associados à realização de atividades experimentais. Além disso, tem recebido destaque a discussão de implicações sociais e ambientais atreladas ao uso de aparatos tecnológicos. Por outro lado, discussões mais críticas, a exemplo das que problematizam o modelo de desenvolvimento tecnológico, têm sido pouco mencionadas nos trabalhos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Abreu, R. O. D. de, & Strieder, R. B. (2016). Abordagens sobre tecnologia em trabalhos com enfoque CTS no ensino de Química no Brasil. Indagatio Didactica, 8(1), 870-886. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3564
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos