Abordagens sobre tecnologia em trabalhos com enfoque CTS no ensino de Química no Brasil
Resumo
Com a intenção de identificar e caracterizar diferentes abordagens sobre tecnologia, em produções brasileiras com enfoque CTS desenvolvidas no ensino de Química, foi realizado um levantamento de trabalhos brasileiros apresentados/publicados nos seguintes eventos e revista: Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Química Nova na Escola (QNEsc). A partir da análise dos trabalhos, verificou-se que diferentes abordagens sobre tecnologia estão presentes nos trabalhos sobre ensino de Química centrados no Enfoque CTS. Constatou-se que ainda prevalecem abordagens menos críticas, voltadas à discussão de procedimentos associados à realização de atividades experimentais. Além disso, tem recebido destaque a discussão de implicações sociais e ambientais atreladas ao uso de aparatos tecnológicos. Por outro lado, discussões mais críticas, a exemplo das que problematizam o modelo de desenvolvimento tecnológico, têm sido pouco mencionadas nos trabalhos.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0