O professor de matemática: percurso escolar e as suas práticas de ensino no início da carreira

  • Isabel Teixeira Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique
  • Cecília Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Lab_DCT do CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”
  • Paula Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Lab_DCT do CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”
  • Maria Nascimento Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Lab_DCT do CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”
Palavras-chave: Percurso Escolar, Carreira Docente, Práticas de Ensino, Sistemas de Equações

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar aspetos do percurso escolar e da prática de ensino no primeiro ano da carreira docente de um professor de Matemática, relativa ao tema Sistemas de Equações, para um maior conhecimento do professor. O método usado foi o da análise documental, em particular do seu acervo pessoal. O estudo considerado mostra que o professor desde muito cedo escolheu a profissão docente e as aulas no ano letivo de 1999/2000 foram marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que recorreu ao manual adotado e uma preocupação sumativa na avaliação.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-11-29
Como Citar
Teixeira, I., Costa, C., Catarino, P., & Nascimento, M. (2016). O professor de matemática: percurso escolar e as suas práticas de ensino no início da carreira. Indagatio Didactica, 8(4), 92-102. https://doi.org/10.34624/id.v8i4.2998
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática