Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de biologia do ENEM

  • Amanda Brena Barbosa Almeida Instituto Federal Goiano, Urutaí – GO
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal Goiano, Urutaí – GO
  • Paula Silva Resende Fernandes Instituto Federal Goiano, Urutaí – GO
  • Marcos Fernandes-Sobrinho Instituto Federal Goiano, Urutaí – GO
Palavras-chave: Questões sociocientíficas, Educação CTS, Ensino de Ciências, Biologia, ENEM

Resumo

Nesta pesquisa de cunho qualitativo-documental, buscaram-se identificar itens de Biologia presentes em um exame nacional aplicado a estudantes do nível médio de escolarização no Brasil [edições de 2013 a 2015], para fins de contribuir com a implementação de discussões de questões sociocientíficas (QSC) no ensino. As QSC contemplam controvérsias sobre diversos assuntos e são recomendadas por pesquisadores em educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), embora haja dificuldades de implementá-las, na sala de aula. O estudo aponta recomendações na elaboração desses itens, e formas alternativas de apoio às atividades letivas do professor, permitindo-lhe ir além da mera resolução conteudista de itens de exames.

Publicado
2016-11-29
Como Citar
Almeida, A. B. B., Silva, L. A. S., Fernandes, P. S. R., & Fernandes-Sobrinho, M. (2016). Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de biologia do ENEM. Indagatio Didactica, 8(4), 83-91. https://doi.org/10.34624/id.v8i4.2995
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática