Literacia da Informação no Ensino Superior: proposta de módulo de formação em Educação a Distância

  • Rita Tavares CIDTFF, Departamento de Educação – Universidade de Aveiro
  • Maria Dionisia Laranjeiro CIDTFF, Departamento de Educação – Universidade de Aveiro
  • David Oliveira Departamento de Educação – Universidade de Aveiro
  • Clarice Vanderlei Ferraz Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro, FLUP – Universidade do Porto e ICHCA – Universidade Federal de Alagoas
  • Lúcia Pombo CIDTFF, Departamento de Educação – Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Educação a Distância, Ensino Superior, Internet, Literacia da Informação

Resumo

Com o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona.

Publicado
2016-01-31
Como Citar
Tavares, R., Laranjeiro, M. D., Oliveira, D., Ferraz, C. V., & Pombo, L. (2016). Literacia da Informação no Ensino Superior: proposta de módulo de formação em Educação a Distância. Indagatio Didactica, 7(4), 182-210. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2917
Secção
Tecnologias da informação em educação