O uso das TIC na promoção do pensamento crítico de Futuros Professores

Rui Vieira

Resumo


O pensamento crítico (PC), como tem sido abundantemente investigado nos últimos 30 anos, é uma das finalidades da educação em geral, estando ligado a competências a promover em diferentes níveis de ensino, incluindo no EnsinoSuperior. Na formação de professores e na unidade curricular de Didática das Ciências da Universidade de Aveiro tem havido essa preocupação. Para tal, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a dinamização de comunidades virtuais de aprendizagem têm tido um papel relevante e uma crescente utilização.Neste quadro, far-se-á uma descrição do modo como se procurou implementar as TIC rentabilizando as suas potencialidades na promoção do PC de 34 mestrandosde dois anos letivos consecutivos. Com uma natureza mista, a investigação envolveu diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo o Teste de PC de Cornell (nível X). Os dados obtidos com este instrumentoforam tratados estatisticamente e todos os outros que foram obtidos, por exemplo no âmbito das interações nas comunidades virtuais, foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que, pese embora as dificuldades iniciais, nomeadamente em responder com qualidade a algumas das atividades e tarefas propostas, inclusive de avaliação, os mestrandos evidenciaram umamelhoria gradual no seu potencial de PC. As TIC, no contexto da Didática das Ciências, afiguraram-se como recursos que, se utilizadas com intencionalidade e explicitamente com esse propósito, podem ser um recurso eficaz para promover oPC de futuros professores do Ensino Básico.

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Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP 

Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


FCT Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores