Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores

Patrícia Sá, Cecília Guerra, António Pedro Costa, Maria João Loureiro, Rui Marques Vieira

Resumo


O projeto Courseware SeRe® “O Ser Humano e os Recursos Naturais” surge da consciencialização da falta de recursos didáticos informatizados de qualidade para a Educação em Ciências consentânea com as orientações provenientes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Com a exploração didática deste recurso educativo pretende-se promover o envolvimento dos professores num novo modo de entender a Educação em Ciências, que possibilite a adoção, nas suas práticas, de orientações, recursos informatizados e estratégias de ensino e aprendizagem inovadores. Assim, no âmbito deste projeto, pretendeu-se conciliar o desenvolvimento de um recurso didático digital para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade (dos 6 aos 11 anos) com a formação de professores, potenciais utilizadores do recurso. No presente artigo apresenta-se a estrutura do Courseware SeRe® e a organização e dinâmica da formação de professores que lhe está associada desde 2011. Avaliam-se, ainda, as perceções dos professores sobre a relevância do recurso e da formação para as suas práticas. O projecto pretende dar contributos para a reflexão sobre a formação contínua de professores no âmbito da EDS, evidenciando o desenvolvimento de competências profissionais, em particular de utilização das tecnologias no ensino das ciências.

Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.