Alunos em mobilidade numa universidade portuguesa: uma experiência num primeiro ciclo de Bolonha

  • Cristina Manuela Sá Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ensino Superior, Alunos estrangeiros em mobilidade, Representações, Competências, Conhecimento

Resumo

Desde os anos 90 do século passado que é normal a presença de alunos estrangeiros nas salas de aula das universidades portuguesas. No momento atual, em que a pressão para internacionalizar o Ensino Superior português se faz sentir cada vez com mais intensidade e foram tomadas várias medidas para a promover, todos os atores do processo – incluindo não só os professores e as instituições de ensino, mas também os próprios alunos – têm necessidade de refletir sobre esta problemática.

O estudo apresentado neste texto foi desenvolvido com o propósito de identificar e descrever as representações de alunos estrangeiros inscritos em programas de mobilidade sobre a experiência vivida durante a frequência de uma unidade curricular pela qual somos responsável. Está associado a um outro estudo centrado nas representações de alunos portugueses – inscritos nesta unidade curricular e numa outra também centrado na didática do Português como língua materna – que nos permitiu refletir sobre a nossa metodologia de ensino e de avaliação e o seu impacto sobre a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências indispensáveis para trabalhar com crianças entre os 3 e os 10 anos de idade por parte destes alunos.

Trata-se de um estudo exploratório seguindo uma metodologia de índole qualitativa, que teve como público-alvo o grupo de alunos estrangeiros que acompanhámos entre 2009/10 e 2015/16. Recolhemos dados a partir de reflexões escritas individuais que os alunos deviam entregar no fim do semestre, como parte do seu portefólio para avaliação. Submetemos esses dados a uma análise de conteúdo, complementada por estatística descritiva (frequências absolutas e relativas).

Com base no que já escrevemos sobre a implementação do Processo de Bolonha na Universidadede Aveiro, também comparámos as representações dos alunos estrangeiros com as dos seus congéneres portugueses, identificando semelhanças e diferenças, destacando-se as representações dos estudantes espanhóis. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-04-24
Como Citar
Sá, C. M. (2016). Alunos em mobilidade numa universidade portuguesa: uma experiência num primeiro ciclo de Bolonha. Indagatio Didactica, 8(2), 58-77. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2530
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática