Descriptive geometry learning is no more threatened by dynamic geometry software than stairs by elevators

Vera Viana

Resumo


Pelo presente artigo, pretende-se reflectir sobre o facto de o ensino da disciplina de Geometria Descritiva no Ensino Secundário necessitar de uma reorientação, no sentido da melhor adaptação à realidade actual, com vista ao desenvolvimento da capacidade de os alunos melhor compreenderem e representarem o espaço tridimensional e interpretarem o que representam.Paralelamente, procura-se demonstrar as potencialidades que o software GeoGebra apresenta para a explanação de vários conteúdos do programa da disciplina de Geometria Descritiva do Ensino Secundário, exemplificando a mais-valia que pode oferecer para a optimização da didáctica da disciplina, por possibilitar a exploração, em tempo de aula ou como recurso online, de construções dinâmicas ou passo-a-passo, facilitadoras do processo de aprendizagem.Segundo Albert Schmid-Kirsch (1997), “Computers will go on solving problems that were meant to be solvable by human intuition only [but will] enable us to visualize complex connections in a new and better way”.

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Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP 

Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


FCT Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores