A Educação a Distância suportada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Universidade Pedagógica de Moçambique (UP): proposta de indicadores de qualidade a considerar na sua implementação

Dionísio Luís Tumbo, Bento Silva

Resumo


A avaliação de qualidade em programas de Educação a Distância (EaD) em Instituições de Ensino Superior (IES) é uma temática complexa. Nas últimas décadas, com o desenvolvimento da Internet muitas IES têm vindo a proliferar cursos na modalidade de EaD e E-Learning com pouco rigor na observância dos indicadores de qualidade. Com o presente artigo, recortado da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa (Instituto de Educação da Universidade do Minho), no âmbito do Programa Doutoral TELSC - Technology Enhanced Learning and Societal Challenges reporta-se um estudo que visou desenvolver uma matriz de indicadores de qualidade a considerar na integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Cursos oferecidos em Educação a Distância (EaD) na Universidade Pedagógica de Moçambique - Delegação de Niassa (UPNI). Para pesquisa empírica adotou-se o método de survey, através da construção de um questionário lançado e respondido online por 249 participantes que, acauteladas as questões éticas, aderiram consciente e voluntariamente, representando uma taxa de retorno de 38,4%, estatisticamente significativa em tamanho e representatividade. Os resultados das questões fechadas receberam tratamento estatístico descritivo e inferencial, com apoio do programa Statistical Package for Social Science, e nas respostas às questões abertas usou-se a análise do conteúdo. A partir da literatura consultada e dos resultados obtidos no estudo empírico, sugeriu-se uma matriz de indicadores de qualidade que podem contribuir para o diagnóstico, desenho, implementação e avaliação dos cursos oferecidos na modalidade de EaD suportados por TDIC na realidade moçambicana.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.