Dimensões de um ambiente físico de aprendizagem inclusivo

Lara Sardinha, Ana Margarida Pisco Almeida, Neuza Pedro

Resumo


O artigo aqui apresentado está enquadrado numa investigação motivada pela problemática dos jovens migrantes e dos jovens que não estão nem a estudar, nem a trabalhar, nem em formação – Not in Education, Employment or Training (NEET) –, aliada à necessidade da sua inclusão no sistema educativo e/ou formativo. Um processo pleno de inclusão educativa apela à existência/construção de um Ambiente Físico de Aprendizagem (AFA) e à utilização de pedagogias ativas, nomeadamente a aprendizagem colaborativa, a aprendizagem por projeto e a Technology Enhanced Learning. Tem-se assistido a um aumento da construção de espaços educativos que seguem modelos pedagógicos suportados pela tríade ”Pedagogia‑Tecnologia-Espaço”, tendo a importância do espaço físico no ensino‑aprendizagem sido salientada por alguns autores. No entanto, este não tem sido foco de discussão. Esta investigação visa compreender o papel da reconfiguração do espaço e da integração dos Meios Digitais na promoção de um AFA inclusivo, particularmente no que se refere a jovens NEET e Migrantes. Propomo-nos criar estratégias de design de interiores para o AFA, considerando especificamente estas populações. É um estudo eminentemente exploratório, baseado na grounded theory e que recorre a métodos mistos. Foram já aplicados e analisados dois instrumentos de recolha de dados e os resultados obtidos permitem-nos inferir que o uso do espaço físico da sala de aula quer por alunos, quer por professores, se encontra aquém do desejado. Verificou-se ainda que o AFA não se revela determinante para os entrevistados, apesar destes reconhecerem a sua importância para o ensino e para a aprendizagem.


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Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.