Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global

Cristina Manuela Sá, Luciana Mesquita

Resumo


Este estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.


Texto Completo:

PDF


Indagatio Didactica | ISSN: 1647-3582

Indexada em
: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079


Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2013.