Proposta curricular de ciências para os anos iniciais e o enfoque CTS

  • Juliana Pinto Viecheneski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Carletto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Proposta Curricular de Ciências, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o nível de consonância entre a Proposta Curricular de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de um Município do Estado do Paraná - Brasil, e o enfoque ciência-tecnologia-sociedade. Realizou-se uma análise documental, com abordagem metodológica qualitativa, de caráter interpretativo. Os principais resultados indicaram que, se de um lado, a proposta analisada apresenta consonância com os pressupostos ciência-tecnologiasociedade, de outro lado, não elenca de maneira explícita as relações existentes entre ciência, tecnologia e sociedade, no seu conjunto de conteúdos. Isso gera um impacto de esvaziamento dessas discussões, que irão refletir diretamente nas práticas docentes. Entende-se que as iniciativas de inclusão de temáticas sociais envolvendo a ciência e a tecnologia configuram-se um passo importante, que precisa vir acompanhado de outras ações, tais como investimento público na formação inicial e continuada dos professores e na produção e divulgação de materiais didáticos
com abordagem ciência-tecnologia-sociedade.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Viecheneski, J. P., Silveira, R. M. C. F., & Carletto, M. R. (2016). Proposta curricular de ciências para os anos iniciais e o enfoque CTS. Indagatio Didactica, 8(1), 1539-1551. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.10805
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos